Melodramática

Escute no Spotify

Sempre que me perguntam que estilo de música eu gosto, tenho um pouco de dificuldade de responder. Os ritmos podem variar bastante, dependem bastante do meu humor da época, mas se tem alguma constante nessa história toda que eu dou importância é a letra da música. Parecido com o que eu falei nesse texto aqui, eu gosto de deixar a música conversar comigo. As vezes é uma conversa interessante, mas que eu não tenho vontade de repetir e as vezes é algo maravilhoso que eu preciso revisitar uma quantidade absurda de vezes porque existe uma intersecção muito grande entre eu e a música. A música é um pouco de mim e eu sou um pouco da música. Existe algo que nos conecta que é mais do que um ritmo bom. Algum artista com uma voz boa. É uma poesia. É algo que diz “ei, eu sei o que tu sentiu, está sentindo ou vai sentir”. E é um conforto absurdo.

la-et-ms-lorde-melodrama-review-20170616

Não é algo que acontece com muita frequência. Contudo, de tempos em tempos, aparece um CD novo que me deixa maravilhada. Aparece uma música que me toca fundo. Que mexe comigo como se quem escreveu conhecesse meus medos e sentimentos mais profundos, aqueles que eu tanto sofro para colocar no papel, para transformar em palavras. Ver o que eu sinto verbalizado e musicalizado é mágico. É terapêutico.

Eu nunca falei sobre música porque eu não me considero uma grande entendedora de música. Mas eu gosto de tentar entender sentimentos. “Melodrama”, o novo CD da Lorde entendeu sentimentos meus desses últimos dois anos que eu nem sabia que precisavam ser entendidos.

‘Cause honey I’ll come get my things, but I can’t let go
I’m waiting for it, that green light, I want it
Oh, I wish I could get my things and just let go
 I’m waiting for it, that green light, I want it
-Green Light

Lorde tem a minha idade, então estamos transitando simultaneamente pelos vinte anos e é uma grande aventura. Transitamos simultaneamente também por um primeiro término. Por uma primeira jornada de autoconhecimento, liberdade e início da vida adulta. Sobre ser jovem e estar se descobrindo e descobrindo como atravessar os buracos que aparecem no caminho a todo tempo.

Meu desejo era escrever sobre as minhas músicas favoritas, até perceber que eu iria escrever sobre cada uma do CD. Então vou tentar abordar de uma forma geral e especifica simultaneamente e esperar que dê certo.

I’ll give you my best side, tell you all my best lines
Seeing me rolling, showing someone else love
Dancing with our shoes off
Know I think you’re awesome, right?
-Homemade Dynamite

As músicas tem um ritmo pop que dão vontade de desligar as luzes do quarto e dançar sozinha como se estivesse em uma festa lotada. E ao mesmo tempo que elas em sua maioria tem um ritmo mais agitado e “para cima”, as letras não pecam na reflexividade sobre esse período da vida. Existe a questão de tentar seguir em frente e ter dificuldades, de esperar um sinal (Green Light) para deixar tudo para trás e seguir outros caminhos. Lorde aborda a questão de festas, experiências novas, ficadas, a sensação que se tem quando se ‘apaixona’ por uma pessoa muito rápido em uma festa e todos aqueles sentimentos acelerados aparecem (Sober).

lorde sober main

Temos confusões sobre ainda gostar de alguém ou não (Hard Feelings/Loveless) e sobre uma geração que não ama mais. Que se machuca. Que brinca uns com os outros. E é uma música que toca muito porque acaba sendo muito verdadeira. “Writer In The Dark” fala sobre manter a memória de alguém viva após um término através da escrita e como é difícil seguir em frente sem essa pessoa. Temos músicas sobre toda uma gama de sentimentos e sensações que vagam pela mente de uma pessoa em algum momento e é extremamente relacionável. Talvez para alguns mais que para outros, mas acredito que quando a música fala sobre sentimentos reais e crus de uma forma real e crua, é difícil não ouvir e se sentir um pouco vulnerável ao que está sendo dito. Porque todos já estivemos nessas situações e ver como Lorde musicalizou e poetizou tudo isso é sensacional.

Cause I remember the rush, when forever was us
Before all of the winds of regret and mistrust
Now we sit in your car and our love is a ghost
Well I guess I should go
Yeah I guess I should go
Hard Feelings/Loveless

Então temos “Liability”, que merecia um post sobre para ela. Eu poderia apenas escrever “Liability foi escrita sobre mim, obrigada” e terminar esse post. A música foi lançada antes do CD completo então eu já estava em contato com ela fazia algumas semanas. Não é uma música que eu considero fácil de ouvir, porque no meu caso machuca muito o quanto ela é verdadeira e dolorida. Mas ao mesmo tempo, ela é um abraço por entender muito sentimentos tão profundos meus e tão vulneráveis. É bom naqueles momentos de crise conseguir ouvir algo que reflete tão bem e é tão sonoricamente agradável de se ouvir.

They say, “You’re a little much for me, you’re a liability
You’re a little much for me”
So they pull back, make other plans
I understand, I’m a liability
Get you wild, make you leave
I’m a little much for e-a-na-na-na, everyone
-Liability

Eu escrevo para me entender. Desde que eu me conheço por gente. Eu tenho poesias antigas que hoje considero horríveis, mas que contam pedaços da minha história e eu sei que me confortaram em momentos de necessidade. Talvez seja por isso que eu preciso tanto da letra da música. E talvez eu seja por isso que eu fique tão feliz quando ganho um combo de letras maravilhosas com uma sonoridade que faz todo o sentido com a proposta e com as emoções que as letras passam. Melodrama faz exatamente isso. As músicas fazem sentido em sua combinação letra e melodia e é por isso que eu gostei tanto. Reflete o que é ter vinte e poucos anos nesse mundo confuso de relacionamentos.

Não posso dançar as minhas poesias por aí, mas posso dançar as novas músicas da Lorde e isso com certeza é um processo curativo muito mais eficiente.

Deixe um comentário

